Intituto Federal de Educação da Bahia - Curso de Licenciatura em Computação.

Informática Aplicada a Educação - Professor Matuzalem Guimarães

Equipe 07: Daniel Dias, Isaac Anderson, Jéssica França, Selma Grimaldi

A EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES: O QUAD FX

Resumo:

O presente blog trata de uma pesquisa sobre a evolução dos processadores e suas características no que se refere a arquitetura, velocidade e barramentos. Faremos uma breve introdução onde falaremos da Arquitetura de Von Neuman, Conceitos de Clock e Hertz, a Arquitetura Externa e Interna de um Processador e sobre a Lei de Moore, para enfim abordarmos o processador QUAD FX tema de nosso trabalho.

24/09/2010

Conceitos Básicos: Clock E Hertz

O chamado clock  atua como um sinal de sincronização entre os dispositivos do computador, ao receberem esse sinal para executar uma determinada tarefa temos o chamado  “Pulso” ou simplesmente clock. A cada pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vão para o próximo ciclo de clock.

Para medir os clock’s utilizamos a unidade chamada hertz (Hz), utilizada para medir freqüências. Ela indicara o número de ciclos que ocorre dentro de um período de tempo. No caso dos clock essa medida é feita em unidades de segundos.  A nomenclatura traz ainda os  kilohertz, (KHz), megahertz (MHz), e gigahertz (GHz), representando 1000, 1 milhão e mil megas respectivamente. Como exemplo um processador que trabalha a 2.5 GHz é capaz de realizar 2.500.000.000 operações por ciclo ou pulso (clock), sendo que atualmente os processadores realizam 2 ou mais pulsos por segundo.




Exemplo de medição em Hertz

Os clocks podem ser classificados como interno e externo. O primeiro é referente aos as freqüências de ciclos realizados pelo processador, e o segundo é também conhecido como barramento frontal ou Front Side Bus (FSB). O FSB é  o caminho de comunicação do processador com o chipset da placa-mãe (northbridge) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário