Intituto Federal de Educação da Bahia - Curso de Licenciatura em Computação.

Informática Aplicada a Educação - Professor Matuzalem Guimarães

Equipe 07: Daniel Dias, Isaac Anderson, Jéssica França, Selma Grimaldi

A EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES: O QUAD FX

Resumo:

O presente blog trata de uma pesquisa sobre a evolução dos processadores e suas características no que se refere a arquitetura, velocidade e barramentos. Faremos uma breve introdução onde falaremos da Arquitetura de Von Neuman, Conceitos de Clock e Hertz, a Arquitetura Externa e Interna de um Processador e sobre a Lei de Moore, para enfim abordarmos o processador QUAD FX tema de nosso trabalho.

20/09/2010

Lei de Moore

A Lei de Moore, é um termo usado para designar a previsão feita por Gordon Moorena década de 70, um dos fundadores da Intel. Essa previsão dizia que a potencia dos processadores dobraria a cada período de 18 Meses. Ao que tudo indica a Lei de Moore funcionou perfeitamente mais de duas décadas.

Segundo  Carlos E. Morimoto:
           “Muitos acreditam que os processadores possam continuar dobrando de potência a cada 18 meses, ou até em menos tempo pelos próximos 50 ou 80 anos”

Segundo este autor o ciclo evolutivo dos transistores como os conhecemos esta próximo do fim, no entanto eles ainda devem continuar evoluindo por aproximadamente mais uma década, até os limites das técnicas de 0.02 mícron, onde cada gate terá o equivalente a apenas um átomo de ouro de largura.  Essa tendência a uma larga redução de tamanho se deve ao fato de que não adiantaria reduzir o número de transistores para aumentar a freqüência de operação do processador, a solução foi é diminuir o tamanho dos transistores.
 Com transistores menores tornou-se possível  tanto aumentar o número deles em cada chip, quanto aumentar sua freqüência de operação, e graças a isso tivemos uma enorme evolução de processadores nas ultimas décadas.  Atualmente estamos migrando dos 0.18 mícron para os 0.13 mícrons, e devemos considerar que ainda restam pelo menos mais 5 gerações pela frente, as barreiras de 0.10, 0.07, 0.05, 0.03 e 0.02 mícron

Nenhum comentário:

Postar um comentário