Intituto Federal de Educação da Bahia - Curso de Licenciatura em Computação.

Informática Aplicada a Educação - Professor Matuzalem Guimarães

Equipe 07: Daniel Dias, Isaac Anderson, Jéssica França, Selma Grimaldi

A EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES: O QUAD FX

Resumo:

O presente blog trata de uma pesquisa sobre a evolução dos processadores e suas características no que se refere a arquitetura, velocidade e barramentos. Faremos uma breve introdução onde falaremos da Arquitetura de Von Neuman, Conceitos de Clock e Hertz, a Arquitetura Externa e Interna de um Processador e sobre a Lei de Moore, para enfim abordarmos o processador QUAD FX tema de nosso trabalho.

19/09/2010

Quad FX

No ano de 2006 a Intel apresentou sua nova micro-arquitetura de processadores  Core, desenvolvida inicialmente pela AMD, notou-se uma  significativa melhora no desempenho dos processadores Intel. Deste modo a AMD teve que a liderança tecnológica para o concorrente.  Diante desse cenário a AMD se viu obrigada a acelerar o lançamento de sua nova micro-arquitetura par atualizar o se então processador de mercado o K8, que rapidamente ficou obsoleto diante das novas CPU’s Intel. Outro ponto é que a Intel acabava de anunciar que estava preparando a transição para a arquitetura quad-core para breve.

A primeira estratégia da AMD foi reduzir drasticamente o preço de toda sua linha de produtos na intenção de se manter mais competitiva.   O segundo passo  é o lançamento da plataforma AMD Quad FX  também conhecido inicialmente como 4x4), ao final de 2006 precisamente em dezembro a AMD, apresenta ao mercado o QUADFX, um sistema “dual-socket” direcionados para aplicações desktop. O Quad FX não se trata exatamente de um processador quad-core, mas sim de dois processadores da série FX, espetados na mesma placa mãe e ligados através de um link HyperTransport. Ou seja, temos um sistema dual-CPU.



 Placa com tecnologia Quad FX






As especificações da plataforma  AMD Quad FX são:
  • Processador de núcleo: Windsor dual-core;
  • Cache L1: 128KB por núcleo (64KB para dados e 64KB para instruções);
  • cache L2: 1MB de cache por núcleo exclusivo;
  • Barramento HyperTransport: três bus de 16bit/16bit trabalhando em 2000MHz;
  • Memória: dual-channel controlador de SDRAM DDR2 SDRAM Unbuffered apoio DDR2-800/667/533;
  • LGA 1207 pinos;
  • 90nm, silício sobre isolante, Dual Stress Liner;
  • Transistores: ~ 227 milhões.
O quad fx foi lançado inicialmente em três versões:FX-70 (2x 2.6 GHz), FX-72 (2x 2.8 GHz)  FX-74 (2x 3.0 GHz). Todas são baseadas no core Windsor (0.09 micron). Cada uma possui 1 MB de cache por core, totalizando 2 MB para cada um dos dois processadores.



Como o soquete AM2 possuía suporte a um único barramento HyperTransport, usado para interligar o processador ao chipset,  a AMD adotou o  soquete F, para permitir a inclusão de um barramento adicional, necessário para fazer a interligação entre os dois processadores,  O soquete F utiliza o sistema LGA (Land Grid Array) como os Processadores Intel porem em comparação com o sockete 775, o  soquete F possui um número maior de contatos, um  total de  1207. Este número é necessário pois o processador passa a dispor de três barramentos HyperTransport independentes.  Um deles é utilizado para ligar o processador ao chipset, outro para permitir a comunicação entre os dois processadores e o terceiro fica disponível para a inclusão de recursos adicionais. Cada processador possui seu próprio controlador de memória dual-channel em um total de 4 módulos: dois para cada processador. 


Sockete F (1207)


Para a Plataforma AMD Quad FX foi necessário não apenas novos processadores, mas também novos chipsets e placas-mãe. D A AMD  firmou uma parceria com a Nvidia na produção deste novo  chipset. Para a nova plataforma Quad FX da Nvidia introduziu uma lógica de núcleo especial chamado 680a SLI nForce. Este foi o primeiro chipset adotado para a tecnologia QUAD FX.


Estes são os processadores atualmente disponíveis e compatíveis com a tecnologia Quad FX: (Observe que os processadores citados são vendidos em pares)



Athlon FX 64-74
Athlon FX 64-72
Athlon FX 64-7
Velocidade do clock
3,0 GHz
2,8 GHz
2,6 GHz
Socket
Socket 1207
Sistema de bus
HyperTransport, 2 GHz
Vcore
1,35-1,4 В
Máx. Temperatura
55-63 º C
55-63 º C
56 º C
TDP
125 Вт
cache L2
1MB + 1MB
Processo de produção
90 nm SOI

Nenhum comentário:

Postar um comentário